sábado, 23 de julho de 2011

E onde fica o respeito?


Neste fim de semana, aos 27 anos perdemos um dos maiores talentos revelados nos últimos anos, a cantora londrina de jazz e soul, Amy Jade Winehouse.
Eu admirava seu talento como interprete e compositora, mas, todos nós sabíamos dos seus problemas com o uso abusivo de cigarro, álcool e drogas.
Não sou fã da cantora, na verdade eu gostava apenas de 2 músicas (Back to Black e Rehab) mas respeitava seu trabalho e, após ler milhares de absurdos nas redes sociais resolvi escrever neste blog falido e abandonado.
“Já vai tarde”, “Morreu, Foda-se”, “Ainda bem, já se foi mais uma drogada”… Estes e mais algumas dúzias de absurdos que circularam pela net me deixaram extremamente decepcionado com o que o ser humano é capaz de fazer.
Não estou aqui defendendo o que ela fazia, sua vida pessoal, mas o profissional. Seus fãs estão sofrendo com a perda de um ídolo, um direito que nenhum de vocês, julgadores da vida alheia, podem tirar. O fã idolatra a música, o que sentem quando ouvem aquilo e, a vida pessoal acaba ficando sem segundo plano.


Lendo isso, eu vejo que o respeito ao ser humano não existe mais, ninguém mais pensa no que o próximo pode sentir com seu comentário infeliz, que é bem diferente de ser polêmico, ninguém quer saber se os absurdos que você escreve na net, atrás de uma tela de PC, comendo cheetos e tomando tang de tangerina, talvez com a cara cheia de espinhas e escaras de tanto ficar com a bunda socada na cadeira em frente ao PC. Você certamente não passou por situação parecida com algum ente querido ou amigo.
Eu respeito a opinião de todos, assim como gosto que respeitem a minha, mas o que jamais vou admitir é o pré-julgamento. Algum de vocês, juízes da vida alheia podem me informar o motivo que levou a cantora a usar drogas? Sabem se vou por safadeza, modismo, enfraquecimento ou até mesmo depressão? Quem de vocês é capaz de diagnosticar os motivos que Amy teve para destruir sua vida do jeito que vimos? Quem de vocês é puro o suficiente para falar absurdos na net sobre alguém que as informações que receberam são como uma casca de ovo?
Em abril, perdi um dos meus melhores amigos vítima do crack, assassinado covardemente. Todos o julgavam como “viciado de merda”, mas poucos sabiam o quanto este rapaz sofria com o vício. Fui testemunha ocular do que ele passou, cansei de ouvir seus desabafos, seus choros e, mesmo tentando ajudá-lo, via que era em vão, o domínio que a droga tinha sobre ele era avassalador, o que restou para nós, amigos, parentes e fãs foi dor e sofrimento. Não fui capaz nem de ir ao velório.
Eu aposto que muitos de vocês, especuladores da vida alheia, conhecedores da vida dos artistas, cópias mal feitas da Sônia Abrão, em suas playlists devem ter Tim Maia, Curt Cobain, Jim Morrison, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Cássia Eller, Elis Regina, Raul Seixas e outros artistas que morreram pelo uso excessivo de drogas ou álcool.
Será que você é tão superior assim a ponto de julgar a vida do próximo, mesmo sem saber o porque tais atitudes foram tomadas?


17 comentários:

  1. Você escreve tãããããoo bem =D

    ResponderExcluir
  2. Coca, nós vivemos num mundo perfeito!!! (principalmente o virtual)

    Ninguém nunca bebeu além da conta, nunca usou drogas ilícitas, nunca vomitoi, ninguém peida ou arrota, todo mundo faz cocô perfumado e limpa com lenço de seda...

    Sabe velho, eu tô de saco cheio dessa hipocrisia ridícula, dessa merda do politicamente correto. Ninguém olha pro próprio rabo, é mais fácil cuidar do rabo alheio... julgar os outros como se não houvesse amanhã... ou ontem... Mas qdo chegar a hora da "prestação de contas" uns viveram, enqto outros vão se arrepender de ocupar espaço sem fazer nada que valesse a pena!!! E vai todo mundo pro mesmo buraco! Eu vou direto pra baixo, mas vou consciente e feliz, porque fiz tudo que quis e cuidei somente da minha vida. Essa moça viveu, da forma que escolheu. Simples assim, mas isso incomoda quem não tem culhão pra fazer o que quer. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas perderam a capacidade de se colocar no lugar do outro. É mais fácil julgar de forma superficial a tentar entender os motivos do outros ou, pelo menos, respeitar.
    Afinal, só Deus para saber quais são as angústias da alma de cada pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Sabe, Coca, o que eu ia comentar já foi dito pelo Marcelo Índio. E até comentei no twitter que diante de tanta gente "perfeita" no ambiente virtual, muito me admira que o mundo "real" não se pareça com o Éden.

    Mas deixa quieto. O legado da Amy Winehouse supera esses falsos moralismos que temos espalhado por aí. Por isso ela tira o sarro disso tudo em suas letras. Ela é genial!

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Concordo, com vc, com o Índio e com o Jaime...

    Que a vida e morte dela, pelo menos sirva de lição pra quem gostava ou não do som!

    ResponderExcluir
  6. Pois é Cokes, criticar é fácil, saber o que se passa pela cabeça dos outros ninguém faz. Eu fiquei triste com a morte dela, posso dizer que sou fã sim, tanto que no meu Mp3 tem músicas dela. Era um fato previsto? Sim. Mas pros que gostam do trabalho dela e foram pesquisar, sua vida não era um mar de rosas. Ela escolheu om, modo de tentar esquecer/suportar isso. Mas ninguém tem o direito de julgar tal ação. Infelizmente um grandessíssimo talento da música se foi, mas será eternamente lembrada pela bela obra que deixou pra nós, meros mortais.

    ResponderExcluir
  7. O engraçado é que podemos observar algumas reações de imediato quando alguém famoso morre. Primeiro, as manifestações com piadinhas, menosprezo. Depois de um tempo, viram mitos, ídolos, seres intocáveis, a mídia finge que sempre deu valor e que sempre apresentou tudo sobre a carreira deles. Tenho uma amiga fã do MJ que não consegue assistir nenhum especial, porque sente raiva dps de tanto crucificarem o cara, agora que morreu, tratarem como rei. É um monte de manifestação hipócrita que ronda essa internet. É fácil demais julgar qualquer um, ainda mais os mais famosos. Muitos fazem pra aparecer. Meus sentimentos aos fãs de Amy... ela realmente é um dos maiores talentos dos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  8. Para ser sincero Coca, quando se trata de um artista, eu nunca julgo a pessoa e sim o trabalho que ela deixou. Não curto o trabalho da Amy, acho que a ouvi uma ou duas vezes, não faz meu estilo, mas de todo modo respeito que gosta.

    Mas me incomoda muito, quando vejo pessoas defenderem o estilo de vida desregrado. É obvio que cada um tem seus problemas e tem o direito resolve-los da maneira que quizer e/ou conseguir, o que não concordo é que essa defesa seja levada ao extremo de se tornar uma "propaganda" desse comprotamento. Tome por exemplo frase da musica do Cazuza "meus heróis morreram de over dose", desde quando morrer de over dose pode ser considerado uma virtude?

    Tenho um sobrinho viciado em drogas e sei muito bem os problemas que ele e sua famila enfrentam, apesar de todo o esforço ele já chegou a ser preso pois esfaqueou outro drogado em uma disputa por dinheiro. Portanto não admito que alguem sequer pense em defender o uso de enntorpecente, seja de que tipo for.

    ResponderExcluir
  9. Sylvio, eu entendo você e concordo que não devemos defender as drogas, o que não concordo foi como algumas pessoas que não gostam dela trataram o assunto.

    Por traz de um artista existem fãs e sentimentos que são feridos quando acabam lendo alguns absurdos que foram postados.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo texto.
    Sou uma super admiradora da Amy e realmente acho que o que acontece na vida pessoal ninguém tem que se meter.
    Me arrepiei ao ler isso. :)

    ResponderExcluir
  11. Tudo o que penso sobre o assunto, você, o Índio e o Jaime já disseram... os senhores juízes da vida alheia, com suas vidas virtuais perfeitas, apontam seus dedos em riste para os "defeitos" dos outros como se assim conseguissem disfarçar a incapacidade de gerir suas próprias vidas.

    Outro dia o Jaime Guimarães postou no Face uma notícia sobre a Sinead O'Connor e todos os comentários eram do tipo "NOSSA COMO ELA ESTÁ GORDA!"
    Todos ali a criticavam pela aparência "desleixada" e ninguém sabia da grave doença que ela tem. Sined sofre de transtorno bipolar há anos!

    É muito fácil criticar a vida desequilibrada que a pessoa vive, sem ao menos tentar entender os motivos que levaram uma pessoa a tamanha auto-destruição.

    Aqueles cujos cérebros produzem corretamente as substâncias químicas necessárias para o equilíbrio e bem-estar, não sabem a sorte que tem e talvez não entendam os que não tiveram a mesma sorte.

    ResponderExcluir
  12. Sim Shi, mas nenhum deles olham para o próprio rabo, ou se esquecem que terão filhos, netos e, podem passar pelo mesmo problema com entes queridos.

    ResponderExcluir
  13. Pois é Coca, o mundo está cheio de 'juizes' e 'deuses' que sentem-se capazes de julgar as atitudes de pessoas, seres humanos, assim como eles.

    Eu sempre fui fã da Amy, ela é uma artista completa, sensacional, autêntica e dona de uma voz incrível. Quando ouvi uma música dela pela primeira vez acreditei que fosse uma negra cantando.

    Os problemas pessoais e os motivos que levaram ela pro vício, só ela sabia e não cabe a ninguém julgar. A pesar desse problema de saúde, porque droga é um problema de saúde sim, ela sempre foi muito simpática e carinhosa com aqueles que a cercavam, fossem profissionais, funcionários, família, amigos e vizinhos.

    Nenhuma pessoa com o raciocínio perffeito vai fazer coisas que possam causar dor física ou morte, portanto não é difícil entender que quem faz isso está precisando de ajuda, porque problemas psicológicos são doença.

    Pra finalizar só queria dizer que os mesmos que a estão xingando nessa hora tão difícil, são os mesmos que a aplaudiam quando ela bebia em cima do palco.

    Ninguém é tão bom a ponto de jamais ser mau, e nem tão mau a ponto de nunca ser bom.

    ResponderExcluir
  14. Pois é, Coca. Cada vez mais o respeito vira lenda, ainda mais nas redes sociais.
    Eu só queria fazer uma pergunta pra quem fica falando esse tipo de m*rda: e se fosse sua filha? Garanto que a maioria das respostas seria 'aí é diferente'. Diferente é o meu cu!
    Ninguém viveu com ela pra saber como ela entrou nessa e porque não conseguiu sair. Ou algum fdp que tá fazendo piadinhas conhece tudo o que ela passou em vida? NÃO, é claro que não.
    A falta de respeito não é só com ela, mas também com os fãs que sofrem como se fosse a perda de um familiar, afinal o ídolo é um ente querido. Pelo menos pra mim.
    Como falaram aí em cima, esse mundo virtual tá cada vez mais perfeito, ninguém nunca fez nada de errado. Tenho nojo de pessoas desse tipo, são as mais sujas, mais nojentas, mais repugnantes. E me limito a dizer que com tanta gente PODRE vagando por aí, é uma pessoa dessa que morre... Que pena! Eu trocaria facilmente uns 10 conhecidos por ela de volta.
    Ela procurou por isso? Talvez indiretamente. Mas ninguém tem nada a ver com isso, se ela cheirou foi com a grana dela.
    P*rra, me revolto com essas coisas.

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo texto. Acredito que muita gente precisa ler palavras como essas.

    Fiquei imensamente triste ao saber da morte da Amy,mas já estava triste antes. Quando a vi no Brasil sem condições nem de pôr os peitos dentro de um biquini, me partiu o coração. É triste ver um ser humano se degradando.

    As pessoas não tendem a ver o alcoolismo e as drogas como as doenças que de fato são, o que é muito triste.

    Alguém sabe o que a fez passar por tudo isso?

    Por um mundo com menos hipócritas.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo texto Coca, mano que desabafo! Falar é muito fácil pra quem tá numa posição confortável, o difícil é ter um amigo ou alguém da família como no meu caso!
    A droga é avassaladora mesmo e poucos encontra sei lá de onde forças pra sair desse vício maldito.
    Parabéns pelos seus texto, cada vez melhores!
    Abraços,
    Lucas Santana / @lucasrtv

    ResponderExcluir
  17. Sumêmo!
    Ver a pinga que a gente bebe é fácil, mas olhar a ajudar a levantar dos tombos que a gente leva é dureza!

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir