segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Setembro Amarelo, é mais importante do que vocês imaginam




Sei que o assunto é chato, mas não pode deixar de ser falado, até porque estamos no mês chave da campanha, que no meu modo de ver, deveria acontecer no ano inteiro e, minhas madrugadas em claro, mesmo tomando remédios para dormir, fazem meus pensamentos voar sobre o assunto em busca de uma solução para minha paz.

Ontem fiz um post sobre a depressão do jogador do Santos, o NIlmar, texto este que foi muito bem recebido por muita gente, até por quem eu não conheço e isso me deixa muito feliz, sentimento que ultimamente não ando tendo.

Qualquer tipo de transtorno psiquiátrico é tratado pela sociedade em sua maioria como frescura ou corpo mole, mas só quem já passou por isso (ou não, pois já li absurdos de pessoas que já disseram que tiveram depressão) sabe como é difícil o dia a dia, o tratamento, a aceitação e principalmente, a vontade de viver (esta última não tenho problema, não se preocupem, suicídio não é algo que me seduz).

O que mais me preocupa em toda esta situação, pois não é fácil, é que o tratamento não é baseado apenas em medicamentoso como a maioria acha - AH, TOMA UM RIVOTRIL QUE PASSA - grande engano.

Existe todo um trabalho específico para te tirar das crises até com medicinas alternativas (o que meu afastamento do serviço está me fazendo muita falta, pois fiquei sem minhas sessões de aurículo, né, Adriane?) e, o principal de tudo, acolhimento, que por incrível que pareça, é a parte mais complicada.

Desde que tive meus primeiros episódios de depressão em 2009, que, como não sabia o que era direito e não tinha a mínima ideia de como lidar, venho prestando atenção de como as pessoas são mesquinhas quanto a isso. Na época me revoltava, hoje, toco o foda-se, pois sei quem são os meus.

Óbvio que cada um aqui tem os seus problemas e que não tem tempo disponível para ajudar o próximo em tempo integral, mas uma palavra? O que é uma palavra de apoio? às vezes o que a pessoa quer é apenas ler que vc está ali, mais nada.

Não digo isso de amizades aleatórias, digo isso de pessoas que estão ao seu lado, te juram amor e. quando vc mais precisa, não existe sem sequer um like de conforto.

Digo isso pq pessoas se afastaram de mim no último mês, até mesmo as que eu ajudei, (mas graças a Deus nunca fiz isso pensando em retorno) e, pra falar a verdade, eu não ligo que vocês se afastaram de mim, algumas me deixaram tristes na época, mas já superei e espero que hoje sigam seus caminhos com muita felicidade.

O pior de tudo, foi um idiota, pq é a palavra que melhor cabe a ele, quando soube que eu estava doente, na minha cara começou a tirar sarro, mas estou bem centrado em minha recuperação e, diferente do passado, hoje não me afetam mais, na verdade, quero que todos estes piadistas e oportunistas vão se foder.

A real intenção deste textão é, não abandonem seus amigos que se encontram em situação parecida com a minha, mesmo que eles não comentem nada. Transtorno psiquiátrico é uma porta para o suicídio e isso não é falta de Deus no coração, isso é doença e precisa ser tratada e, o principal tratamento é o acolhimento e dedicar minutos de preocupação não vai matar ninguém, muito pelo contrário, pode salvar uma vida.

Quero pedir desculpas também aos meus amigos que estão tentando falar comigo e não conseguem, além de estar recebendo dezenas de mensagens inbox e pelo Whatsapp, na maioria das vezes não me encontro em uma situação confortável para responder, mas aos poucos vou falando com todo mundo e agradeço a todos a preocupação.

Pra quem não viu, em um momento de crise, gravei uma live e hoje subi ela pro Youtube, quem quiser dar uma olhada deixarei o vídeo aqui.

Agradeço muito a atenção e o carinho de vocês e logo estaremos de novo tirando onda e bebendo cerveja. Forte abraço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário