domingo, 17 de setembro de 2017

A Depressão de Nilmar




Desde ontem, quando foi dada a notícia de que o atacante Nilmar, atualmente jogando pelo Santos, estava com depressão, passando por tratamento e que dificilmente voltaria a jogar este ano, os torcedores do clube Alvinegro na internet entraram em polvorosa. Uns, dando apoio ao tratamento ao atleta, outros, bostejando seu ódio pelo mundo e despejando toda a sua raiva em uma pessoa doente.

Mas, como Deus é muito justo e não deixa que coisas assim aconteçam com pessoas de bem, minutos depois o próprio clube emitiu uma nota dizendo que, a pedido do próprio atleta, ele estava afastado, sem ônus a entidade e que, teria toda a ajuda médica e psicológica necessária com apoio da Diretoria para seu retorno o mais breve possível.

O que acho disso? Vamos lá...

Não escondi de ninguém que tenho sofrido de transtorno de ansiedade e síndrome do pânico - aqui tem uma live minha para quem quiser saber mais - , que venho me tratando e, mesmo com tudo que venho fazendo (redução nas redes sociais, tratamento medicamentoso, acupuntura auricular, terapia, atividade física, meditação entre  outras coisas) ainda venho sofrendo algumas crises que são extremamente assustadoras. Você não escolhe a hora de ter crise, não escolhe o momento que não vai ter tbm, ela simplesmente vem e pronto, sem aviso, carta, telegrama, e-mail ou mensagem no Whatsapp e muitas vezes sem nenhum tipo de sintoma anterior. É silenciosa e traiçoeira.

Entre as mensagens mais esdrúxulas que andei lendo, existiram o famoso e mais clichê, chinelinho, seguido do mercenário, aí depois vem mau caráter, safado, que precisa ser mandado embora, que lesou o clube e por aí vai.

A pergunta que fiquei me fazendo desde ontem é: Ele estava doente quando foi contratado? Será que toda a ansiedade do seu retorno após tanto tempo de inatividade não desencadeou este quadro depressivo que ele apresenta hoje? Ele é funcionário do clube e foi diagnosticado com uma doença psiquiátrica, será que é correto até juridicamente o clube mandar o jogador embora como muitos sugeriram? (tirando o acordo feito entre ambos)

Eu sou funcionário público, meu quadro clínico é grave, tive até paralisia do sono, será que a minha exoneração hoje seria correta por estar doente?

O que mais me assusta nesta história toda, é que até pessoas que já passaram por isso falam sobre depressão como se não fosse nada, como se fosse uma alergia, que logo passará e que a pessoa que está doente está nada mais nada menos do que fazendo corpo mole.

Às vezes chego a conclusão de que o ser humano não está preparado para acolher o próximo, nem mesmo o próximo mais próximo, e nem mesmo os desconhecidos.

Desculpe o desabafo, mas eu não podia ficar quieto com este caso tão sério.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post, Depressão é coisa séria e leva ao suicidio, em um mes que tentamos combater isso o que menos precisamos e de pessoas desenformada dando opinião. Quando não conhecemos o peoblema o melhor que fazemos e ficar de boca fechada.

    ResponderExcluir
  2. Tenha fé Nilmar.Com Deus no coração vc vencerá mais esta.

    ResponderExcluir